Tales os Asteria
Principais botões e menus:
Essa é a tela principal do jogo. Os botões na parte inferior da tela são, da esquerda p/ direta respectivamente:
Home (essa tela inicial);
Missões;
Loja de personagens (gatcha, ou draw para alguns);
Configurações da party e personagens obtidos - e tudo relacionado a isso;
Menu bonitinho onde tem outros botões que levam p/ as configurações do jogo, loja $$, casa do pet, etc.
O que importa é esse grande botão azul que leva direto p/ as missões.
Guia simples de missão/batalha:
Após ir para a tela das missões, na parte inferior estão alguns personagens, note que na imagem alguns estão com um cadeado, e eles só são destrancados quando você terminar as missões dos personagens disponíveis. Para ir para a missão na área do personagem, basta clickar nele, ou tente navegar pelo mapa.
Depois de clicar no ponto da missão, aparecerá essa tela com algumas informações sobre o lv e elemento do boss, quantidade de ap usada, nome da missão, etc. Basta clicar na nova missão, ou faça uma já feita caso queira passar de lv em segurança.
Escolhendo a missão, será mostrado a sua party, onde você pode fazer alterações na mesma antes da batalha, ou escolher outro slot de pt. Segue na imagem abaixo a 'tradução' do que realmente importa.
Ao iniciar a missão, terá um etapa pré-batalha onde você pode pegar itens importantes como esse relógio que aumenta o seu tempo de ação, algumas frutas vermelhas que restauram % do hp, ou rupies azuis que carregam seu OUGI.
Etapa de batalha:
Alguns conceitos importantes:
OUGI: É sua barra de energia, quando cheia você pode usar um 'atk especial' que além de causar dano, pode aumentar todo dano causado de modo geral, isso será explicado adiante.
ELEMENTOS: Isso é lógico, cada elemento tem como fraqueza outro elemento, como a água que apaga o fogo, isso aumenta o dano causado em uma % para as vantagens, e reduz em desvantagens, e vice-versa para o dano que você recebe. Luz e Escuridão são a fraqueza uma da outra.
Geralmente as batalhas tem 2 monstros que servem para apanhar enquanto vc carrega seu OUGI, e o BOSS. Segue abaixo uma img com 'tradução' do que realmente importa nessa tela.
A batalha consiste em arrastar o personagem para o espaço correspondente ao seu elemento, no tutorial do jogo é fácil entender. Arraste fogo para o fogo e cause dano a mais, e assim vai. Aqueles que estão fora de lugar, como por exemplo um personagem de água em um slot de Vento, só dará um único atk. Nem sempre terá slots para todos os elementos dos seus personagens, como por exemplo, na imagem não tem personagem de terra ou luz, se aparecesse um slot de algum desses elementos, algum personagem ficaria de fora.
Ainda usando essa img p/ outro exemplo, note que não existe SLOT das TREVAS, porém o Yuri encaixa perfeitamente nesse slot colorido. Esse slot colorido serve para qualquer um.
Além disso, esse ícone de olho acima do slot significa que é onde o monstro irá atacar, muito cuidado ao deixar um personagem fraco na mira do atk, se ele morrer, o slot não poderá ser usado e isso irá atrapalhar e muito.
Você tem um tempo muito curto (em torno de uns 3 segundos) para pensar e agir, mas esse tempo quase sempre será maior (de 5s para mais) caso você tenha coletado os 'relógios' da tela anterior.
Acima desses slots tem uns ícones de espada, escudo, essa fruta vermelha e um outro que não me recordo. Eles são bufs, ao arrastar um personagem para algum desses slots, ele ganhará o buf, não importa se o slot é do seu elemento ou não. Isso é muito útil quando seu personagem está preste a morrer, você pode curá-lo (fruta vermelha), só tome cuidado para não colocá-lo em um lugar onde o monstro irá atacar, pois não adiantará curar.
Sobre a imagem acima:
Os personagens que estão com esse 'brilho' no ícone dos seus elementos (essas bolas grandes aí -.-) indicam que ainda não atacaram e que eles darão hits a mais por estarem em seus slots elementais.
Note nessa seta vermelha abaixo que eu fiz no paint, indicando esse botão que no jogo ficará piscando caso seu ougi esteja carregado, se você clicar o personagem irá usar seu especial, isso pode ser antes ou depois de qualquer personagem, inclusive dele próprio, só não pode ser durante o ataque de alguém, porém você pode clicar ele ficará esperando a ação do outro terminar, você pode até enfileirar um ougi atrás do outro e apenas assistir as péssimas animações.
Ainda sobre a imagem acima, outra coisa muito importante é aquele contador de hits e dano na parte superior da tela. Quanto mais hits você der, mais dano irá causar, com 60 hits você causa 25% de dano a mais, com uns 100 hits o dano aumenta para 50%, 100% e por aí vai. Isso é algo crucial no jogo, se você não combar, é muito improvável que consiga completar as missões, pois os bosses são difíceis.
Dicas e Estratégias simples de combos:
* Deixe seus personagens que tem a barra de ougi organizados na party, de modo que eles sejam os primeiros a atacar (isso é feito no menu das partys).
* Nunca use o OUGI em monstros que não sejam o último, a não ser em casos de vida ou morte. Guarde ele para o boss final.
* Na batalha contra os monstros antes do boss, foque apenas em encher a barra de ougi dos seus personagens que a tem. Se preocupar com hp não é muito importante, pois o boss morre no primeiro turno se tudo der certo.
* Não coloque os personagens fracos para ficar levando dano à toa, se algum deles morrer, vai ser -1 slot disponível e ficará ruim para combar.
* Se você seguiu todas as dicas acima e chegou no boss com no mínimo 2 personagens com ougi carregados, use logo no começo o ougi do personagem que dá mais hits, o importante é chegar aos 25% de dano extra, se faltarem poucos hits para os 50% ou 75%, deixe os personagens baterem normalmente até ultrapassar e somente depois disso use o(s) outro(s) ougi para chegar a mais de 100% de dano extra.
Você pode também começar usando todos os OUGIs no início para aumentar o dano dos atks normais de todos seus personagens.
Fazendo tudo isso, o boss morre no 1º turno sem ao menos ter a chance de se defender.
Noção de poder entre personagens e o 'gatcha'
Os personagens tem um certo 'nível' que definem praticamente o quão poderoso ele é.
Personagens de 1 estrela são lixos, só atrapalham, eu suspeito que eles sejam inimigos que só ocupam lugar na party de tão ruim que são pqp, não use isso.
Personagens de 2 estrelas só servem para você fazer as primeiras missões do jogo para poder pegar personagens melhores. Livre-se deles assim que puder.
Personagens 3 estrelas são o padrão, eles aguentam o dano inimigo e causam dano, porém as coisas podem ser difíceis se você não tiver personagens de 4 ou 5 estrelas, que são absurdamente 'aloprões' em relação aos outros.
Olhá só o tanto de lixo, mal dá pra ver, mas aí só tem char de 1 e 2 estrelas.
Concluindo algumas missões, você vai ganhar uma bola colorida que é um tipo de moeda em Tales os Asteria. Assim que tiver 5 dessas bolas, vá na loja dos personagens (botão do meio na parte inferior da tela principal) e gaste-as. Qualquer personagem 3 estrelas para cima será de grande ajuda.
Não vale a pena comprar personagem por moedas (grana que você ganha nas missões),
Personagens de 1 estrela são lixos, só atrapalham, eu suspeito que eles sejam inimigos que só ocupam lugar na party de tão ruim que são pqp, não use isso.
Personagens de 2 estrelas só servem para você fazer as primeiras missões do jogo para poder pegar personagens melhores. Livre-se deles assim que puder.
Personagens 3 estrelas são o padrão, eles aguentam o dano inimigo e causam dano, porém as coisas podem ser difíceis se você não tiver personagens de 4 ou 5 estrelas, que são absurdamente 'aloprões' em relação aos outros.
Olhá só o tanto de lixo, mal dá pra ver, mas aí só tem char de 1 e 2 estrelas.
Gatcha, ou como obter novos personagens.
Concluindo algumas missões, você vai ganhar uma bola colorida que é um tipo de moeda em Tales os Asteria. Assim que tiver 5 dessas bolas, vá na loja dos personagens (botão do meio na parte inferior da tela principal) e gaste-as. Qualquer personagem 3 estrelas para cima será de grande ajuda.
Não vale a pena comprar personagem por moedas (grana que você ganha nas missões),










